quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

entrevista ao senhor José Machado


No dia 18 de Novembro, nós fizemos uma entrevista ao senhor José Machado acerca das tradições de Cavez.

G3 - Quais as tradições que conhece?
J.M - As desfolhadas, Janeiras, Vindimas, Feira Tradicional e Etnográfica, Feira Do 9 e 23, Serrar a Velha, Reza pelas almas, Novena do Menino Jesus e os Reis.
Hoje em dia ainda existem estas tradições?
Bem, os tempos mudaram, as pessoas de hoje em dia não ligam muito a tradições, de tal forma as desfolhadas fazem-se mas não da mesma maneira, quanto à tradição serrar a velha, novena do menino Jesus a feira do 9 e do 23 já não são praticadas.

G3- Pode nos falar um pouco destas tradições?
J.M - Com certeza meninas, Com todo o gosto…. Lembro-me que nos meus velhos tempos, esses que já lá vão… Nas desfolhadas as pessoas reuniam-se á volta do milho e esperavam pela sorte, quando encontrassem um rei que é uma espiga vermelha, a pessoa que a encontrasse dava abraços às pessoas. Outra das tradições era a feira que se realizava todos os meses no dia 23, isto á uns anos grandes, depois começou-se a fazer também no dia 9, onde se vendia gado, galinhas, porcos, legumes, bebia-se uns copos largos, e assisti a porrada com o lodo, que era um pau muito resistente, mas estas feiras acabaram por falta de concorrência. Hoje em dia faz-se a feira tradicional e etnográfica, que é organizada pelos professores e pelos alunos. Antigamente na quaresma celebrava-se a velha, as pessoas mais novas iam pelas ruas e paravam á porta casas dos “velhos” e faziam sons com a ronca, que era feita com uma cortiça comprida coberta com uma pele igual aos dos tambores, tinha um buraco onde se punha uma corda com noz e ao puxar fazia barulho (roncava). Outra característica da quaresma naqueles tempos era irem para sítios mais altos e com o funil grande das pipas gritar, pedir para rezarem pelas almas. Nas vindimas as pessoas reuniam-se para apanhar as uvas, no fim iam todos para o lagar e pisavam as uvas com os pés enquanto cantavam para passar o tempo, o patrão dava canecas de vinho para os trabalhadores. Outra tradição era 9 dias seguidos antes do natal pela madrugada fazia-se uma novena do menino Jesus, onde todos iam cantar em direcção á igreja e lá rezavam em conjunto. Quanto aos reis, a juventude andava de porta em porta, principalmente as casas grandes à procura jerupiga e nozes. Hoje em dia em vez dos reis há a tradição das janeiras…

G3 - Muito obrigada pela sua disponibilidade



Sem comentários:

Enviar um comentário