terça-feira, 1 de junho de 2010

Clube caça e pesca

A caça e a pesca assumem uma grande importância na região. Os afluentes do Tâmega, ricos em trutas, bogas e escalos, proporcionam condições óptimas para a pesca. A Pista de Pesca Desportiva de Cavez, onde em 2004 se disputou o "XI Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva em Água Doce - Senhoras", é um dos locais onde existe mais pescadores, e onde existem vários campeonatos.
A caça ao coelho e perdiz e as montarias ao javali são outras alternativas, cuja organização foi assegurada através da criação das Zonas de Caça Municipais.



A pista do clube de pesca

A Pista de Pesca Desportiva do concelho de Cabeceiras de Basto foi criada em 2000 e localiza-se na freguesia de Cavez nas margens do rio Tâmega numa extensão de 2,8 quilómetros. Em toda a sua extensão existem 120 pesqueiros. A Pista de Pesca possui um edifício de apoio com bar e sanitários, um espaço para vigilante, um prestador de primeiros socorros e uma sala para reuniões.
Trata-se de uma Pista de Pesca onde se efectuaram inúmeras provas desportivas. No ano de 2004 foram já realizadas cerca de 50 provas desportivas nacionais e internacionais. A Pista de Pesca Desportiva é uma infra-estrutura de relevante interesse turístico para a freguesia e para o concelho.
É de referir que a Pista de Pesca Desportiva de Cavez acolhe anualmente cerca de 150 provas que envolvem, em média, 40 atletas por prova e decorrem todos os fins-de-semana. A Pista acolhe provas como, o Campeonato Nacional Individual da 1ª, 2ª e 3ª divisão nas categorias seniores, juvenis, esperanças e de senhoras. Realizam-se ainda provas no âmbito do Campeonato Nacional de Clubes, do Campeonato Regional Individuais nas categorias seniores, juvenis, esperanças e senhoras entre outros concursos nacionais promovidos por diferentes Clubes.



XI Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva em Água Doce de senhoras

O XI campeonato do mundo de pesca de senhoras realizou-se na freguesia de Cavez e começou no dia 15 de Agosto de 2004. Foi um evento que reuniu senhoras de países como, Alemanha, África do Sul, Croácia, Finlândia, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Sérvia, Luxemburgo, Polónia, República Checa, Bósnia e Portugal, no total foram 14 equipas constituídas por 6 atletas, 1 capitão e 1 comissário.
Foi de um evento de grande retorno, pois envolve diversas actividades económicas, designadamente, o comércio, hotelaria (alojamento em espaço rural) e a restauração.

Sem comentários:

Enviar um comentário