terça-feira, 1 de junho de 2010

Um pouco de História do Cavez Clube de Caça e Pesca

A freguesia de Cavez, pela sua situação e recursos naturais, com zona de densa floresta e cursos de água límpida e pura, sempre foi terra de caçadores e pescadores.
No inicio dos anos oitenta, surgiu a ideia de construir uma associação que reunisse os amantes da caça e da pesca.
Depois de algumas iniciativas sem êxito, em 1985 o sonho acabou por se tornar realidade.
Os primeiros anos de vida do “Cavez Clube de Caça e Pesca” não foram fáceis e a emigração levou para fora do país os dirigentes mais empenhados. Por essa razão e também devido a uma certa apatia dos que por cá ficaram, o clube, em pouco mais de um ano, passou ao esquecimento.
Até 1996, altura em que, meia dúzia de entusiastas, tendo o secretário Albino Pereira , regressado da Suíça, resolveram dar nova vida ao CCCP e desde essa altura o clube não mais parou e foi aumentando a sua influencia e implantação, não só no concelho, mas também a nível nacional e até além fronteiras.
A 20 de Abril de 1996 é celebrado um protocolo de colaboração com o Grupo Desportivo de Cavez, em vigor até, que permitiu a construção de um campo de tiro.
Os torneiros de tiro aos pratos foram assim das primeiras iniciativas do clube.
Seguiram-se outras, com destaque para a realização de três edições do Torneiro Ibérico de Pesca à Pluma, batida à raposa, montarias ao javali, convívios associados, largada de perdizes e faisões no campo de tiro e treino de cães de caça, acções de repovoamento dos rios e ribeiras, vários torneios de pesca, etc
Com a inauguração da Pista de Pesca Desportiva de Cavez, em 2001, o clube virou-se mais para a competição, contando com uma equipa que disputa o campeonato regional sénior. Também neste escalão, o CCCP participa no campeonato do Mundo de pesca à truta com isco vivi em 2003 e 2004, disputado em França e Itália, respectivamente.
Um atleta deste grupo Luís Pedro Teixeira Vasques também tem estado em destaque e, despois de ter subido ao Campeonato Nacional de Juvenis, integrou em 2005 a Selecçao Nacional que disputa o campeonato do Mundo da categoria, na Sérvia e Montenegro.

Sem comentários:

Enviar um comentário